Mesmo depois do Nilo ter virado sangue, Faraó continuava com duro coração. A praga cessou e Deus falou novamente com Moisés!
Depois disse o SENHOR a Moisés: "Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras. E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos."
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: "Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito." Êxodo 8:1-5
Faraó não cedeu e mais uma praga atingiu o Egito! Imagina a cena.. Rãs para todos os lados, mtas rãs! invadindo quartos, fornos, ruas..
Faraó ordenou aos magos, que reproduzissem esse feito e assim o fizeram, mas eles não conseguiram acabar com a praga. Então Faraó pede para que Moisés ore ao Senhor e peça para que a praga das rãs cesse ao amanhecer.Se assim acontecesse, ele deixaria os hebreus irem ao deserto por 3 dias para cultuar e adorar ao Senhor. Deus ouviu Moisés e as rãs morreram, causando mau cheiro.
Curiosidades: As rãs são as mais habilidosas entre esses três tipos de anuros. Elas conseguem dar saltos de até 1,5 metro de comprimento e 70 centímetros de altura.

Uma estranha divindade representada por uma rã ou por uma mulher com cabeça de rã, que estava associada à criação e ao nascimento das pessoas, sendo que esse casal de deidades assistia aos partos dos seres humanos. Ao indivíduo recém criado pelo marido, ela transmitia o sopro da vida, antes do feto ser colocado para crescer no útero da mãe. A aparência de rã de Heket denunciava sua conexão com a água. Como deusa da água, ela era também uma deusa da fertilidade e, assim, particularmente associada com os últimos estágios do trabalho de parto. Era nesse sentido que suas sacerdotisas, as quais eram treinadas como parteiras, recebiam o título de Servidor de heket

Heket por ser a deusa do parto ela dividia o seu espaço com Bes e Tauret, que também eram considerados deuses do parto.
Muitos amuletos em forma de sapo eram utilizados por mulheres grávidas que precisavam de proteção para o seu recém-nascido.
É a deusa cabeça de rã e é quase representada com um sapo ou uma mulher com a cabeça de um sapo.
Um templo dedicado a Heket foi encontrado no alto Egito em Qus.
A praga das rãs trouxe desonra a esta deusa. (Êx 8:5-14)
Nenhum comentário
Postar um comentário